Terça, 16 de Setembro de 2025

Virada Sustentável SP: 15 Anos de Programação Gratuita e Diversa em 2025

Maior festival de sustentabilidade da América Latina celebra aniversário com atividades descentralizadas e foco na COP30.

16/09/2025 às 12:04
Por: Redação

Logo Agência Brasil

A Virada Sustentável comemora 15 anos com uma programação gratuita e descentralizada em São Paulo, coincidindo com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém em novembro.

De 17 a 21 de setembro, o maior festival de sustentabilidade da América Latina tomará diversos espaços da capital paulista, oferecendo instalações artísticas, feiras, exposições, performances, oficinas, shows, cinema, debates e o Fórum Virada Sustentável.

Destaques da programação:

  • Centro Cultural São Paulo (CCSP): Exposição de Araquém Alcântara, show de Mariana Aydar e exibição do filme “A Melhor Mãe do Mundo” de Anna Muylaert.
  • Fórum Virada Sustentável (CCSP): Palestras e debates sobre cidades, ambiente, sociedade e economia com nomes como Maria Beatriz Nogueira (ACNUR), Rodrigo Perpétuo (ICLEI América do Sul) e Kamila Camilo (Instituto Oya e Creators Academy).
  • Instalações Artísticas (CCSP): Obras de Lixomania, Oxil e SpParis, abordando temas como consumo, resíduos e o impacto da fast fashion.

Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a Virada Sustentável já soma 55 edições em diversas cidades do país. Esta é a 15ª edição em São Paulo.

Atividades pela cidade

Casa das Rosas: Feira de brechós, exposições, música e a roda de conversa Raízes da Resistência, com a ativista indígena Txai Suruí e outros representantes.

Vão livre do Masp: Performances artísticas e apresentações de artistas da etnia Fulni-ô.

Aldeia Pindomirim (Terra Indígena Jaraguá): Exposição inédita “Ruínas da Floresta”, do fotógrafo Rafael Vilela.

Ciclovia do Rio Pinheiros: Instalação artística “Capivaras”, uma escultura inflável de quatro metros de altura.

Rua Jaceguai, 930: Novo mural do ativista Mundano, em homenagem aos catadores de materiais recicláveis, feito com tintas produzidas a partir de cinzas da floresta queimada e argilas coletadas no Pará.

A programação se estende a outros espaços públicos como CEUs, unidades do Sesc, UBSs e parques.

Após São Paulo, o festival segue para o Rio de Janeiro, com programação de 16 a 19 de outubro.

Confira a programação completa no site da Virada Sustentável.